As quase 10 possibilidade pra você vender mais


E finalmente voltamos aos estudos das cartas de Boron :)

O final de semana foi muito bom, mas lembra que na sexta te falei que ia acompanhar a final de campeonato que meu time tava participando? Então... foi uma decepção.

Perdemos feio, MUITO feio!

Mas tirando isso, foi uma maravilha.

Enfim. Quero te fazer uma pergunta:

Se eu e você fossemos donos de uma hamburgueria e estivessemos em uma competição pra ver quem vende mais hambúrguer...

Qual vantagem gostaria de ter?

Esse é um exercício que Gary Halbert fez um dia dando aula sobre copywriting.

Mas e então... qual você escolheria?

As respostas foram beeeem variadas.

Alguma pessoas responderam que gostariam de ter uma carne de qualidade superior.

Outras mencionaram que escolheriam o lugar que a hamburgueria ficaria.

Alguns falaram que ofertariam um preço menor.

E por aí vai...

Pra Gary, a única vantagem que ele gostaria é simples, mas ninguém pensou nela.

E, de acordo com ele, essa simples vantagem ia vender MUITO mais do que as outras.

Consegue imaginar qual é?

A única vantagem que ele gostaria de ter é:

Vender para uma multidão faminta!

Oras, é a mesma coisa de vender água no deserto :)

O que Gary queria ensinar com esse simples exercício é que você deve ir atrás de pessoas interessadas no produto ou serviço que vende.

Naquela época, era normal vender por cartas, então vamos a um exemplo disso:

Vamos supor que você vende um livro sobre como investir seu dinheiro e você montou uma oferta pra esse livro.

Pergunta: pra quem você vai enviar essa oferta?

Existem muitas possibilidades aqui e vamos falar sobre todas elas.

Possibilidade 1: Você pode enviar pra todas as pessoas que tem seus nomes e telefones em uma espécie de "livro de telefones" que existia na época.

Opinião de Gary: Essa é uma ideia terrível. E acho que já consegue imaginar o motivo. Não tem segmentação, é um público mais geral, você não sabe se essas pessoas tem dinheiro ou se tem interesse nesse tipo de livro.

Possibilidade 2: Enviar pras pessoas que tem disponível o nome e telefone no "livro de telefone", mas que somente mora em áreas ricas.

Opinião de Gary: Essa é um pouco melhor, mas nada perto de ser boa.

Possibilidade 3: Enviar pra um grupo de pessoas que tem um bom salário. Tipo médicos, advogados, arquitetos, executivos, contadores, donos de carros de luxo.

Opinião de Gary: Nada mal. Agora estamos começando a achar as pessoas certas. Temos certeza que essas pessoas possuem uma boa quantia de dinheiro e possuem a habilidade (ou vontade) de investir.

Possibilidade 4: Enviar pras pessoas que já compraram através de cartas. Compradores do quê? De qualquer coisa. Um grupo que já comprou algum produto através de uma carta é melhor do que QUALQUER grupo que nunca comprou.

Opinião de Gary: Agora o negócio tá ficando profissional. Esse pode ser o primeiro grupo (dos que já falamos por aqui) que realmente podemos ter uma chance de sucesso. Mas ainda podemos melhorar.

Possibilidade 5: Você pode enviar a carta para um grupo de pessoas ricas que já encomendaram algum livro de investimentos.

Opinião de Gary: Bingo! Essas são pessoas com um bom dinheiro. Elas compram através de cartas. E elas compraram um produto similar ao seu. Maaaas ainda tem opções melhores, então seguimos...

Possibilidade 6: Enviar para pessoas ricas que já compraram através de uma carta um produto igual ao seu... DIVERSAS VEZES!

Opinião de Gary: Imagina só, essas pessoas são ricas, já compraram um produto igual ao seu... E compram diversas vezes outros produtos similares. Essa possibilidade é REALMENTE muito boa! Só que dá pra melhorar heheheh

Possibilidade 7: Você pode enviar a carta pra uma lista de pessoas ricas que compram através de cartas um produto similar ao seu - várias vezes - E QUE PAGOU MUITO CARO PELO QUE COMPRARAM.

Opinião de Gary: Woooow! Essas pessoas estão perto do creme de la crème das listas que você pode enviar sua oferta. Mas espere! Por que Gary disse que "estão perto"? É... parece que existem possibilidades ainda melhores. Bora lá!

Possibilidade 8: Enviar para pessoas ricas que já compraram um produto similar ao seu - e com frequência - que pagou um bom dinheiro pelo produto - E QUE FEZ UMA COMPRA RECENTEMENTE.

Opinião de Gary: Essa é praticamente a melhor lista que você pode enviar sua oferta. Mas ainda não. Apenas continue lend.

Vou pular a possibilidade 9, porque é algo bem específico da época e não faria sentido trazer aqui pra você...

Mas ainda tem a possibilidade 10, que é a melhor de todas!!!

Então vamos para ela...

Possibilidade 10: Tem um grupo de pessoas em específico que vai responder melhor do que todos os outros que já citei acima. Consegue imaginar qual é? Pense um pouco e tente acertar.

...

...

...

...

...

A melhor lista de todas é:

SUA PRÓPRIA LISTA DE COMPRADORES!

São pessoas que já compraram seu produto/serviço.

Elas confiam em você e no que você oferece.

(a não ser que você tenha vendido algo ruim, aí esqueça essa posibilidade)

Cara... que carta longa essa, hein!

Mas ela ensinou lições MUITO valiosas e que vale a leitura :)

Espero que tenha gostado e nos vemos em breve!

Lhincoln Araujo

Unsubscribe: Não quero mais receber os emails do Lhincoln :(

José Cândido, 133, Itapetininga, SP 18217-000

Lhincoln Araujo

Deixa seu email aí embaixo pra se inscrever na minha lista e receber dicas de copy, marketing, estratégias e prospecção... Ou só leia meus emails abaixo, nem precisa se inscrever se não quiser :)

Read more from Lhincoln Araujo

A maioria dos copywriters que conheço sofrem com uma coisa: o medo de fazer. Eles possuem o conhecimento necessário e já estudaram até demais. Mas um pensamento os assombra o dia inteiro: "Eu preciso estudar mais!" A verdade é que definitivamente você não precisa estudar mais, mas sim FAZER mais. Eu te desafio... Um simples desafio de 1 dia. Ele é simples, mas talvez seja difícil de aceitar. Porque ele requer sair do lugar. Sair da inércia. Aqui vai: Eu te desafio a ficar 1 dia sem estudar...

Existe esse conceito chamado de Open Loops. Você vê ele sendo aplicado direto nos livros de ficção, especificamente quando um capítulo tá acabando. Um open loop é não terminar algo, deixar am aberto, aquele gosto de "quero mais" e "o que vai acontecer?". Fiquei fissurado nesse conceito, porque tava lendo O Trono de Fogo, do Rick Riordan. E cara... Ele faz isso com maestria! (caso não saiba, Riordan é o mesmo escritor de Percy Jackson). Eu até anotei o trecho aqui. Acontece do Capítulo 4 para...

Segunda-feira, 17h41, já tá ficando quase noite e tá um tempo de chuva. Tô com uma blusa, mas o frio entra pelo meu pescoço e desce pelas minhas costas. O que me aquece de verdade é um expressinho puro, bem quente e amargo que tô tomando no meu café preferido da cidade. E isso tudo pra dizer: Acabei de perder o ônibus e o outro só passa daqui uma hora e meia. Mas eu tinha 2 opções: Ficar me lamentando, pensando no ônibus que perdi e que me faria chegar mais cedo em casa; ou... Vir para o...